segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Diga NÃO ao ACTA!

ACTA: o que você está fazendo para tentar impedi-lo?

Infelizmente eu dou início as atividades do Mistura COMtudo temendo não poder continuar por muito tempo. Eu gostaria de estar aqui escrevendo uma bela mensagem de boas-vindas, fazendo umas piadinhas e tal, mas eu não tenho ânimo algum pra isso. Só de sentar na frente do PC e abrir o navegador me dá tristeza. Fico pensando se um dia eu vou me lembrar "da época em que a gente baixava arquivos da internet, de quando a gente tinha liberdade de expressão na internet." Não!!! Eu não quero, eu não admito isso! E vou fazer TUDO o que eu puder para tentar impedir. Por isso dou início as atividades desse blog com esse tema trágico. SOPA. PIPA. ACTA, fechamento do Megaupload, grupo Anonymous...

Você já ouviu falar sobre alguma dessas coisas? Provavelmente deve ter ouvido alguma coisa sobre o SOPA (Stop Online Piracy Act ou, em tradução livre, Lei de Combate à Pirataria Online), ou o PIPA (Protect IP Act), que também é um projeto de lei sobre direitos autorais. Se você ainda não ouviu falar disso, também não deve saber que foi devido a esses projetos, e em resposta aos protestos de grandes sites da internet que o FBI tirou o site de compartilhamento de arquivos Megaupload do ar, e prendeu seu dono Kim Dotcom e seus funcionários: Entenda melhor o que aconteceu clicando aqui.

Ao fechamento do Megaupload, o grupo Anonymous, um grupo ativista da internet, já conhecido de outros carnavais (vide link acima), respondeu com a "Operação Represália", ou apenas #OpMegaupload, como ficou conhecida nos Trending Topics do Twitter, onde inúmeros sites do governo, inclusive o do próprio FBI, sites de gravadoras como a Universal Music, entre muitos outros foram derrubados pelo grupo.

Depois alguns dias de "cyber guerra" os projetos de lei SOPA e PIPA foram adiados, porém, uma coisa muito pior veio a tona: O ACTA.
"O Acordo Comercial Anticontrafação (ACTA, em inglês Anti-Counterfeiting Trade Agreement) é um tratado comercial internacional que está sendo negociado, com o objetivo de estabelecer padrões internacionais para o cumprimento da legislação de propriedade intelectual, entre os países participantes. De acordo com seus proponentes, como resposta "ao aumento da circulação global de bens falsificados e da pirataria de obras protegidas por direitos autorais"[1]." (Fonte: Wikipédia. Leia o artigo completo aqui)
As negociações foram iniciadas em 2007 e, espantem-se, doze países, mais a União Européia, já assinaram esse tratado.

Agora vejam esse vídeo, do grupo Anonymous sobre o que vai acontecer com a internet, e outras cositas mais se esse acordo entrar em vigor:


O que me acalenta um pouco é que o Brasil já respondeu que não vai assinar o acordo, segundo entrevista ao Estadão, Kenneth Félix Haczynski, chefe da Divisão de Propriedade Intelectual do Itamaraty, diz que " Ao tentar agilizar o combate à pirataria, corremos risco de comprometer direitos, a privacidade e a liberdade da rede." Graças a Deus (?) a Constituição está sendo respeitada dessa vez. Mas, não é por isso que nós brasileiros devemos ignorar esse tratado. Ele existe e pode comprometer a nossa internet mesmo não sendo assinado no nosso país, afinal o conteúdo que acessamos não necessariamente vêm de servidores brasileiros, e fora os arquivos em geral, piratas ou não, que são compartilhados mundo a fora, também há informações que podem não chegar a nós, aliás, que podem não sair de seus países, por que há uma ditadura na internet dos mesmos, ou seja, abriremos espaço para a ditadura, que sempre vem acompanhada de várias outras atrocidades, que poderão ser facilmente ocultadas do resto do mundo com uma internet reprimida. E, vejamos, que incoerente, os países árabes viveram sua primavera (todas as revoluções, que eu acho que os telejornais exploraram até a última gota), graças a internet, e após o ACTA, isso poderia não ter acontecido, porque os provedores vão "fiscalizar" todo o conteúdo acessado, baixado e enviado por seus usuários, e levando em conta o mundo em que vivemos, os interesses financeiros que sempre estão acima de qualquer outra coisa, enfim, vocês sabem bem do que eu estou falando, vocês acham que eles não vão CONTROLAR efetivamente TODA a movimentação na rede? Vocês acham que qualquer coisa antigovernista, ativista, etc, não vai ser fervorosamente fiscalizada?

É claro que sim! E, agora minha opinião, vocês não acham que do modo escuso está sendo realizado esse acordo, e que ainda por cima tem o apoio dos grandões da grana (grandes marcas, gravadoras, estúdios de cinema, etc.), eles não estão mesmo pensando em "convencer" o mundo de que ele é bom? Em tornar a internet desses países que assinaram o ACTA uma "internet modelo" onde não há pirataria, e com o aumento do lucro da grandes corporações vai ser fácil de convencer qualquer um.

Enfim, nós temos que ajudar, pelo menos a DIVULGAR isso, para as pessoas ficarem avisadas e informadas sobre essa atrocidade que estão propondo mundo afora, pois essa informação está sendo sonegada pelas mídias de massa. Ou alguém viu notícias a respeito do ACTA na nossa querida Rede Globo de Televisão? Ou mesmo na Rede Record, ou qualquer canal de TV aberta? Pra falar a verdade para vocês, eu acredito que até os Trending Topics do Twitter são manipulados, pois enquanto os ataques da #OpMegaupload estavam acontecendo não havia nenhum TT nos EUA sobre o assunto. Estranho né? Mas isso é assunto para outro post.

Para concluir, a mensagem final é: Informe-se, e, principalmente, compartilhe a informação. Faça o melhor que você puder, conte para os seus amigos, para sua família, compartilhe nas redes sociais, enfim, o que estiver ao seu alcance para que essas informações possam atingir o maior número possível de pessoas. Boicote as corporações que apoiam esse projeto. E, se tiver mais alguma coisa que possa fazer, faça! Não vamos deixar a internet se tornar uma ditadura. Vamos nos unir e lutar pelos nossos interesses.
Vamos ao menos uma vez, defender o que é nosso!


DIGA NÃO AO ACTA!!!


Notas: 

1) Os links desse post são todos de sites confiáveis como: Wikipedia, Tecnoblog, Terra, Uol...Pode clicar sem medo! 
2) Se você se interessou e quiser mais informações, procure pelos videos do grupo Anonymous no YouTube e siga @YourAnonNews no Twitter. 
3) Se quer apoiar a causa, comece assinando a petição mundial contra a ACTA: http://www.avaaz.org/po/eu_save_the_internet/
4) Ficou alguma dúvida? Perguntem que eu farei o possível para esclarece-las.


Até breve! E espero voltar com notícias melhores...



Nenhum comentário:

Postar um comentário