sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Vamos falar um pouco de música? ---Pretty Lights---


Quem vai no Lollapalooza levanta a mão!!!! o/ o/ o/
A vinda do Lollapalooza para São Paulo fez um grande agito na galera. Com muitas atrações famosíssimas internacionais, grandes nomes brasileiros, inclusive o Mano Brown e cia (?), vão estar presentes no festival. Mas, como podemos ver no line-up nem todas as atrações são tão populares assim . E eu venho aqui hoje falar sobre uma delas, que por sinal foi quem me motivou a ir ao festival a qualquer custo: o Pretty Lights.
Antes de falar de sua música, vou aproveitar o momento revolucionário para falar a respeito de sua atitude, que me fez ser sua fã antes mesmo de ouvi-lo. Pois é, o tal do Derek Vicent Smith, condinome Pretty Lights, disponibiliza TODAS as suas músicas gratuitamente em seu site oficial, com a opção de doação. se você ouviu e gostou, doe! Nesses tempos de ACTA e outras propostas que se referem a proteção de direitos autorais, e indiretamente (ou não) a insatisfação das grandes gravadoras com a perda de milhões por conta dos downloads ilegais, esse cara distribui seu conteúdo gratuitamente, e o mais legal: ele tem feito shows ao redor do mundo inteiro, e apesar de eu não saber qual é o seu lucro por meio das doações, posso dizer que não deve ser pouco, já que seus top vídeos no youtube passam, e muito de milhões de vizualizações, sem contar que suas apresentações lotam (pelo que pude perceber em seus vídeos ao vivo). O mais legal de tudo isso, é que ele não contribui com a indústria, e com isso não colabora com a exploração do artista, e ainda defende o direito do acesso a cultura. Bela atitude, não é mesmo?
Ficou curioso sobre a música que ele faz? Vamos lá.
Para começar, em sua página do last.fm, as tags que definem seu estilo são muitas, e entre elas as que eu colocaria são: glitch-hop, dubstep, downtempo, jazz, soul, IDM, funky, eletronic.
É bem por aí o som do Pretty Lights, seguindo bem a tendência da música atual: Música Eletrônica Inteligente (IDM), que talvez englobe todo o resto. Sem contar sua performace ao vivo, que deixa claro o porque desse nome. Muitas luzes, muitas mesmo, um espetáculo a parte a produção visual dos seus shows. Enfim, um artista, muito criativo, que brinca com faixas conhecidíssimas de artistas consagrados, e, por sua vez, cria as suas próprias músicas sem ficar devendo nada. Seu som é repleto de swing do tradicional funky americano, de levadas de jazz, de scratches, enfim, acho melhor cada um julgar por si mesmo, já que não tenho a menor intenção de ser crítica musical, nem de convencer ninguém.
O vídeo que segue é de uma apresentação no Colorado, seu estado natal, no ano passado, e é uma produção incrível baseada em ninguém mais, ninguém menos, que de uma das maiores bandas de rock que já existiu, e da qual sou grande fã: o Led Zeppelin.


Eu, enquanto fã do Led, juro que fiquei até emocionada. E, para quem gostou, o site do Pretty Lights, com todos os seus trabalhos para download, é o http://www.prettylightsmusic.com que vale visitar, nem que seja só pelo visual do site que é bem bacana.

Agora, se você gostou, mas quer ver uma música completamente original, segue o vídeo de Gold Coast Hustle. Se possível ouça em fones de ouvido, ou em boas caixas acústicas, pois temo que se for ouvido em caixinhas de computador você não conseguirá aproveitar nem 75% da música - fica a dica.


Espero que tenham aproveitado, e quem curtiu, vamos no Lollapalooza ver esse monstro da música eletrônica ao vivo!

Eu fico por aqui, e dessa vez com um post bem mais leve, porque são atitudes como a desse grande artista que fazem a diferença!

Thank You Prettty Lights!

e até mais a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário